Programa de Criação
O objetivo de um programa de criação é corrigir desvios e não “ganhar” nas pistas. Estes “desvios” são as variações do seu tipo ideal e este ideal deve estar dentro da sua cabeça como se fosse uma imagem em 3D. E se você ainda não tem ou não sabe como é o seu Dogo Argentino ideal, sugiro que decida isso o mais rápido possível. Antes porem é preciso entender que esta imagem deve estar acima de fantasias, vaidades, de vitórias ou derrotas. Ela deve ser fruto apenas de seu estudo e conhecimento sobre a raça, nenhum programa de criação será bem sucedido se você não souber o que está buscando.
Todo Dogo Argentino é uma mistura de virtudes e faltas. Lidar com a herança desses traços é a grande tarefa e desafio do criador. Lembrem-se: A ausência de uma falta não garante a presença da virtude correspondente.
Regra 1: Devemos buscar as virtudes incansavelmente!
E faze-lo é uma arte que mistura ciência e convicção. E a convicção sem conhecimento e experiência é um caminho certo para o fracasso. O domínio da ciência depende do conhecimento sobre como as maiores virtudes e faltas são transmitidas. Herança genética não é uma coisa simples, porém a maioria das regras cai em algumas importantes generalizações. Traços são determinados por genes em pares, alguns genes se mostram fisicamente quando presentes e são chamados de dominantes mesmo quando seu par é diferente, sendo este gene invisível chamado de recessivo.
Traços controlados por genes recessivos precisam vir em pares para se mostrarem fisicamente. Traços dominantes serão visíveis com a presença de apenas 1 dos genes e é impossível determinar se nesse caso ambos os genes são dominantes.
Algumas virtudes como por exemplo: tipo, convexidade e concavidade cranial sem perda de potência são difíceis de se conseguir e muito fáceis de se perder, por isso vamos chamá-las de “virtudes criticas” pois atualmente das 14 faltas desqualificantes na raça 8 delas(<50%) estão na cabeça. Uma vez perdidas jamais serão recuperadas, pois as virtudes criticas são resultantes de um grupo de genes dominantes.
Regra 2: Acasalem cães que juntos combinem todas as virtudes criticas!
Para piorar um pouco o trabalho do criador, estes traços mais difíceis de se obter geralmente estão associados a algumas faltas em particular: hiper-tipo com frentes abulldogadas, lábios excessivos, carácter com agressividade, focinhos curtos e prognatismos diversos. Criar com cães que tenham as mesmas virtudes, porém as mesmas faltas fixará em sua linha tanto as virtudes como as faltas, o que estabelece a
Regra 3: Acasale cães de virtudes similares e faltas diferentes.
Uma falta pode aparecer nos filhotes mesmo que seus pais não a tenha, isso nos mostra 2 coisas: uma é que a falta é recessiva, a outra é que nenhum dos pais tem os 2 genes dominantes para a virtude correspondente.
Regra 4: Apenas os cães que jamais produziram uma determinada falta podem ser considerados dominantes para a ausência dela. E apenas os cães que sempre produziram determinadas virtudes podem ser usados sem medo que esta virtude não apareça.
O grupo de genes desejáveis para estabelecer determinadas virtudes em um cão pode ser diferente do grupo de genes de um outro cão admirado pela mesma virtude, como por exemplo: potência de cabeça. Em um cão mais magro e sem substância este preenchimento pode ser apenas osso e em um cão mais pesado e mais substancioso, este preenchimento pode ser apenas massa. Acasalando cães como esses, que não sejam parentes próximos, você pode ter como resultado o sucesso ou fracasso total: pode se perder tanto osso quanta massa na construção de cabeça dos filhotes, ou você conseguir cabeças com osso e massa, o que seria o triunfo total.
Regra 5: Acasale cães de parentesco mais próximo para intensificar a presença de virtudes e faça choques ou acasale com parentes mais distantes para buscar virtudes que você perdeu ou para extrair faltas que estão uniformemente presentes em sua linha.
Existem uma infinidade de combinações e fundamentos nos programas de criação de sucesso e nosso objetivo como criadores é encontrar aquele que melhor se adequa ao nosso.
Para finalizar gostaria de lembra-los que jamais devemos nos esquecer que o maior trunfo do criador de sucesso é saber quais são os cães realmente possuidores das virtudes críticas nos pedigrees de hoje, o que torna absolutamente imprescindível conhecimento profundo sobre a raça. Por isso estudem o máximo que puderem, comprem livros, pesquisem, troquem informações, busquem entender o que é um Dogo Argentino e sua função para qual ele foi criado e o que é cinologia.
“A arrogância pelo conhecimento é mais danoso que a ignorância".
"Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo"
"Ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina".
Lembrem-se sempre dos princípios básicos da criação de Oppenheimer, principalmente de não creditar virtudes inexistentes em seus cães. Pedigrees de cães ruins são apenas registros.
Baseado no texto de Antonio Jesus de Carvalho Junior
Adaptado por Natália Duarte Cavalheiro - Embryo Brazil - Dogo Argentino
Auca Siguen
Bull Terrier uber alles